Enquadramento
O procedimento disciplinar constitui um instrumento essencial para a salvaguarda da legalidade, da disciplina funcional e do regular funcionamento da Administração Pública, assegurando a responsabilização dos trabalhadores pelo cumprimento dos deveres inerentes ao exercício de funções públicas.
A correta condução do procedimento disciplinar exige um conhecimento rigoroso do respetivo enquadramento legal, bem como das garantias de defesa do trabalhador, dos princípios aplicáveis e das formalidades procedimentais a observar. Erros ou omissões ao longo do procedimento podem comprometer a sua validade e eficácia, com consequências jurídicas e organizacionais relevantes.
Neste sentido, o presente curso foi concebido para dotar os participantes de conhecimentos práticos essenciais à correta instauração, instrução e decisão dos procedimentos disciplinares na Administração Pública, com especial atenção às formalidades procedimentais e aos riscos de invalidade do processo, e assim, promovendo uma atuação juridicamente segura, equilibrada e conforme ao quadro legal aplicável.
Objetivos
No final do curso, o participante deverá ser capaz de:
Caracterizar o enquadramento legal do procedimento disciplinar na Administração Pública;
Identificar os deveres funcionais e as infrações disciplinares;
Distinguir as diferentes fases do procedimento disciplinar;
Aplicar corretamente os princípios e garantias do procedimento disciplinar;
Reconhecer os direitos de defesa do trabalhador em processo disciplinar;
Identificar os principais erros procedimentais suscetíveis de invalidar o procedimento;
Aplicar boas práticas na condução de procedimentos disciplinares;
Identificar nulidades e irregularidades procedimentais suscetíveis de comprometer a validade do procedimento disciplinar.
Destinatários
Este curso destina-se a:
Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos e outros profissionais da administração pública com intervenção em matérias disciplinares, designadamente nas áreas de recursos humanos, jurídica, gestão e direção de serviços.
Estrutura Curricular
Enquadramento do regime disciplinar na Administração Pública
Deveres funcionais e responsabilidade disciplinar
Infrações disciplinares e respetiva tipologia
Sanções disciplinares – caracterização e efeitos
Princípios aplicáveis ao procedimento disciplinar
Fases do procedimento disciplinar
Medidas cautelares
Garantias do trabalhador em processo disciplinar
O processo de inquérito
O processo de sindicância
As prescrições da infração, do processo e das sanções
Erros procedimentais e respetivas consequências
Boas práticas na condução do procedimento disciplinar
Análise e discussão de casos práticos
Informações Adicionais
Certificação
A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).
Requisitos
Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.
Todas as sessões do cursos decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas realizado através da plataforma de e-learning do ITI, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões do curso.










































