Enquadramento
O Orçamento do Estado constitui um instrumento fundamental da política financeira pública, influenciando diretamente a atividade das entidades adjudicantes, quer ao nível da programação da despesa, quer na definição das regras e limites aplicáveis à contratação pública. As normas orçamentais em vigor em cada exercício condicionam, de forma concreta, a aplicação do Código dos Contratos Públicos (CCP), com impacto na preparação, lançamento e execução dos procedimentos contratuais.
O Orçamento do Estado para 2026 introduz orientações, regras e eventuais alterações com reflexos diretos na contratação pública, tornando indispensável a sua correta interpretação e articulação com o regime jurídico do CCP, designadamente em matérias como a formação de compromissos, a revisão de preços e a execução financeira dos contratos. A falta de alinhamento entre as normas orçamentais e os procedimentos de contratação pode gerar riscos de ilegalidade, ineficiência ou responsabilidade financeira.
Neste sentido, o presente curso foi concebido para dotar os participantes de conhecimentos práticos essenciais à compreensão das principais implicações do Orçamento do Estado 2026 na aplicação do Código dos Contratos Públicos, promovendo uma atuação informada, rigorosa e conforme ao enquadramento legal aplicável.
Objetivos
No final do curso, o participante deverá ser capaz de:
Compreender a articulação entre o Orçamento do Estado e a contratação pública;
Identificar as principais normas do Orçamento do Estado 2026 com impacto na aplicação do CCP;
Reconhecer os efeitos das regras orçamentais na formação e execução dos contratos públicos;
Compreender o enquadramento e a aplicação das normas do Orçamento do Estado relativas à revisão de preços e à execução financeira dos contratos públicos;
Analisar os condicionamentos orçamentais relevantes para a decisão de contratar;
Prevenir riscos de incumprimento decorrentes da aplicação conjugada do CCP e do Orçamento do Estado;
Aplicar boas práticas na adaptação dos procedimentos de contratação às exigências orçamentais em vigor.
Destinatários
Este curso destina-se a:
Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos e outros profissionais da administração pública com intervenção em matérias de contratação pública, gestão financeira, planeamento orçamental, controlo interno ou apoio à decisão.
Estrutura Curricular
Enquadramento do Orçamento do Estado 2026 e da contratação pública
Princípios orçamentais com impacto na contratação pública
Articulação entre o Código dos Contratos Públicos e o Orçamento do Estado 2026
Principais normas do Orçamento do Estado 2026 relevantes para a contratação pública
Condicionamentos orçamentais à formação dos contratos
Impacto do Orçamento do Estado na execução dos contratos públicos
Riscos de incumprimento e responsabilidade financeira associados à contratação pública
Boas práticas na aplicação conjugada do CCP e do Orçamento do Estado
Análise e discussão de casos práticos
Informações Adicionais
Certificação
A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).
Requisitos
Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.
Todas as sessões do cursos decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas realizado através da plataforma de e-learning do ITI, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões do curso.










































