Enquadramento
O recrutamento de dirigentes na Administração Pública constitui um momento decisivo para a qualidade da governação pública e para o alinhamento entre as necessidades organizacionais e as competências de liderança disponíveis, influenciando diretamente a eficácia, a eficiência e a transparência da ação administrativa. A escolha de dirigentes adequados, com competências técnicas, de liderança e de gestão alinhadas com os objetivos das organizações públicas, assume, por isso, uma relevância estratégica acrescida.
Neste contexto, o regime jurídico aplicável ao recrutamento de dirigentes estabelece procedimentos específicos, critérios de seleção exigentes e mecanismos de controlo que visam assegurar o respeito pelos princípios da legalidade, da igualdade, da imparcialidade e do mérito. A correta compreensão destes procedimentos é essencial para todos os profissionais envolvidos nos processos de recrutamento, seleção e designação de dirigentes.
Assim, o presente curso foi concebido para dotar os participantes de conhecimentos teóricos e práticos sobre o regime de recrutamento de dirigentes na Administração Pública, promovendo uma atuação rigorosa, transparente e conforme ao quadro legal aplicável.
Objetivos
No final do curso, o participante deverá ser capaz de:
Descrever o enquadramento legal do recrutamento de dirigentes na Administração Pública;
Identificar os diferentes tipos de cargos dirigentes e respetivos regimes;
Reconhecer os princípios e critérios aplicáveis aos procedimentos de recrutamento e seleção;
Distinguir as várias fases do procedimento de recrutamento de dirigentes;
Aplicar corretamente os requisitos e formalidades inerentes aos processos de recrutamento;
Identificar boas práticas que promovam a transparência e o mérito no recrutamento de dirigentes;
Caracterizar o recrutamento de dirigentes como um instrumento estratégico de gestão e desenvolvimento organizacional
Destinatários
Dirigentes, técnicos superiores, assistentes técnicos e outros profissionais da administração pública com intervenção nos processos de recrutamento e seleção, designadamente nas áreas de recursos humanos, gestão, jurídica e administrativa.
Estrutura Curricular
Enquadramento do recrutamento de dirigentes na Administração Pública
Tipologias de cargos dirigentes
Princípios aplicáveis ao recrutamento de dirigentes
Procedimento de recrutamento
Entidades intervenientes no processo de recrutamento
Designação, provimento e cessação de funções dirigentes
Boas práticas no recrutamento de dirigentes
Análise e discussão de casos práticos
Informações Adicionais
Certificação
A conclusão com aproveitamento deste curso, permite ao participante o acesso ao Certificado de Formação Profissional registado na plataforma oficial criada pelo Estado Português para o efeito (SIGO - Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa).
Requisitos
Para frequentar este curso é essencial dispor um Equipamento Tecnológico com ligação à internet, detentor de ecrã de trabalho (computador, tablet ...), sistema de vídeo e áudio.
Todas as sessões do cursos decorrerão em formato síncrono, sendo o acesso às mesmas realizado através da plataforma de e-learning do ITI, na qual serão disponibilizados todos os recursos respeitantes a cada uma das sessões do curso.










































